top of page
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

CANAL DO CRATO

Um transtorno antigo para os cratenses

IMG_8188.jpg

          Nos últimos anos, o Canal do Rio Granjeiro, localizado na cidade do Crato, tem sido alvo de preocupação e debates intensos devido aos inúmeros desafios e problemas que afetam sua funcionalidade e impactam diretamente a vida dos moradores da região. Construído com o objetivo de fornecer água para abastecimento e irrigação, o canal enfrenta uma série de questões que vão desde a escassez hídrica até problemas estruturais, gerando consequências socioeconômicas e ambientais significativas.

IMG20230527105533.jpg

TRANSTORNOS

          Desde sua construção em meados do século XX, o Canal do Rio Granjeiro, localizado na cidade do Crato no estado do Ceará, tem sido motivo de diversos problemas acerca do desenvolvimento da cidade, e sua existência tem criado “dor de cabeça” constante para os cidadãos cratenses. Construído para o melhoramento da condução do rio, o canal do Crato consequentemente gerou uma série de problemas para a população da cidade: Insalubridade, mau cheiro, lixo, falta de saneamento básico, criadouro de animais peçonhentos e os problemas de acessibilidade de trânsito e de pedestres tem sido alguns dos principais problemas causados pela má infraestrutura do canal. 
          Durante décadas, a sociedade cratense tem presenciado diversas enchentes que destruíram parte da estrutura do canal, invadiu casas e pontos comerciais, causando prejuízos incalculáveis para as pessoas que moram no seu entorno, provocando também diversos acidentes, inclusive fatais, deixando a população com traumatizada, receosa de que novos acidentes aconteçam. Diante de tamanha preocupação da população e as inúmeras reclamações destinadas à administração pública, um projeto de revitalização do canal foi desenvolvido em 2018 durante a gestão do prefeito José Ailton Brasil, intitulado Gerenciamento Ambiental e Manejo das Águas Superficiais do Rio Granjeiro, prevendo a ampliação da capacidade de vazão do canal de 60m³ para 140m³, por segundo. Ao todo, a obra foi orçada em cerca de R $125 milhões de investimento e trabalhada em três etapas.

ENCHENTES

          Um dos principais transtornos que a cidade do Crato passa em época de chuva, são as enchentes que o canal do Rio Granjeiro provoca. A cidade do Crato por estar localizado em um local em que chamamos de oásis do sertão, é conhecido por ter muita água principalmente em época de chuva, um exemplo recente foi em 2020 em que foi registrado uma chuva de 103mm causando inundações em dois pontos da cidade, nas proximidades da rua Tristão Gonçalves e do Mercado Walter Peixoto. 

          Esse é apenas uma das várias enchentes que assustam a população do Crato durante vários anos. Esse problema em que acaba com as ruas, com a moradia da população e até mesmo com o comercio local. 

Rio Grangeiro e o início de sua nascente na Chapada do Araripe em Crato.

POLUIÇÃO

          A poluição do Canal do Rio Granjeiro no Crato é uma preocupação crescente que afeta tanto o ecossistema aquático quanto a qualidade de vida da comunidade local. A contaminação do canal está sendo causada por conta da presença de entulhos, lixos jogados pela comunidade próxima ao rio e a frequência de ratos nos locais que têm mais acesso ao esgoto.

          Os residentes dos bairros que o rio percorre, se mostram conformados com a situação que se encontram. Foram relatados casos de doença causadas pelos moradores mais próximos, o mau cheiro que distancia os clientes das áreas comerciais e até mesmo casos de roedores entrando nas casas e praças, sendo vistos entrando e saindo de buracos localizados no interior do canal. Até o momento, alguns moradores não se mostram motivadas a realizar uma denuncia para as autoridades competentes, por conta que ainda sequer foram realizadas as “promessas feitas pelos responsáveis na prefeitura”.

TRÂNSITO

          O Crato por ser mal projetado e por crescer ao redor do rio granjeiro, tem poucas vias de acesso aos seus respectivos bairros, e uma dessas vias é a estrada que fica ao lado do Canal do Rio Granjeiro. Esse trânsito em época de chuva é totalmente afetado pelas enchentes causando um transtorno na mobilidade urbana maior do que a cidade já passa.

PREFEITURA

          Em entrevista com o atual Prefeito de Crato (José Ailton Brasil), ele da atual situação do canal do rio granjeiro, bem como, sobre o projeto de revitalização.

Confira a entrevista na íntegra. 

sonora com o prefeito do crato
00:00 / 04:33
IMG_8192.JPG

REVITALIZAÇÃO DO CANAL DO RIO GRANJEIRO

          Construído em 1957, o canal do Rio Granjeiro corta um trecho de aproximadamente 4 km na Avenida José Alves de Figueiredo, centro comercial da cidade. Em períodos chuvosos, os constantes transbordamentos levam prejuízos a moradores e comerciantes, que têm suas casas e estabelecimentos invadidos pela forte correnteza em virtude do acúmulo das águas no leito do rio.

          Técnicos já estudam o prolongamento da área de escoamento da água até a avenida Thomaz Osterne, e a partir da ponte do Lameiro. Com isso, vamos aumentar a capacidade de 60 para 90 metros cúbicos. Teremos ainda duas galerias nas laterais, cada uma de cinco metros por um e meio, fazendo a vazão aumentar para 140 metros por minuto, praticamente o dobro da atual.

          Ao longo das últimas décadas, as inundações causaram perdas que vão desde bens materiais a vidas humanas. As discussões em torno de possíveis soluções para o problema já se arrastam há anos no poder público. O último projeto havia sido apresentado em 2012, durante a gestão do então governador Cid Gomes, que chegou a anunciar orçamento de R$ 5,2 milhões para a obra. Assim como nas iniciativas anteriores, a proposta ficou apenas no campo das ideias.

3.jpg

ARTIGOS

          Os referidos artigos falam de um ponto de vista hidrológico, a bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água, de modo que, toda vazão efluente seja descarregada através de uma única saída, o exutório.

ARTIGO I - Analise morfometrica da microbacia do rio Granjeiro, Crato-CE

          Nesse contexto, bacias hidrográficas são consideradas unidades territoriais ideais para o planejamento integrado dos recursos hídricos e do uso e ocupação do solo. Com essa visão, pode-se dizer que a caracterização morfométrica apresenta índices quantitativos que auxiliam em estudos hidrológicos e no entendimento dos impactos ambientais.

ARTIGO II - Mapeamento e cadastramento de efluentes no município de Crato - CE

          A Região do Cariri, possui dois importantes mananciais: o rio Batateiras e o rio Granjeiro, que nascem no sopé da Chapada do Araripe e cortam a área urbana do município, estando comprometidos pelos usos inadequados existentes durante os percursos. Experimentalmente, foram percorridos vinte quilômetros do rio Batateiras e nove quilômetros do rio Granjeiro, georreferenciando os pontos de lançamento de efluentes como também caracterizando ambientalmente a área de estudo.

GALERIA DE IMAGENS

Pesquisa e apuração:
Eugênio Silva
Douglas Soares
Fabrício Santos
Ítalo David

Captação de imagens:
Fabrício Santos
Ítalo David
Douglas Soares

 

Site:
Thiago Mariano

Edição de vídeo e efeitos:
Thiago Mariano

Imagens com Drone:
DroneAR Cariri (Lucas Moura)

Apoio Campal:
Jackson Manoel

proex ufca_edited.png
bottom of page